Saiba como é feito a manutenção dos Extintores

Os extintores de gás carbônico devem ser inspecionados semestralmente e os demais, anualmente. Quando o extintor de incêndio estiver submetido à ação do tempo e à condições agressivas, merecem atenção especial quanto aos prazos para inspeção mencionados no item anterior, que podem ser reduzidos em razão do estado em que o extintor se apresentar.

Não permita que pessoas e empresas não habilitadas inspecionem seu extintor. Em caso de dúvida, ligue para a Ouvidoria do Inmetro – 0800
285-1818 ou para os Institutos de Pesos e Medidas do seu estado (esta lista está disponível na primeira página deste site). Exija, da empresa que fará a manutenção, extintores substitutos para deixar no local, garantindo sua segurança e a do seu patrimônio e, também, a ordem de serviço devidamente preenchida e assinada pelo técnico responsável. Assim como a relação das peças trocadas, Indicador de pressão: todos os extintores que possuem esse indicador devem ser verificados se o mesmo está na posição correta, com o ponteiro na área verde, o extintor não deve apresentar sinais de ferrugem ou amassados.

Classes de fogo:
Antes de apagar o fogo, precisamos saber a sua origem. Para cada classe de fogo existe pelo menos um tipo de extintor e todos trazem as suas
especificações:

Classe A – Combustíveis Sólidos

  • Quando o fogo é gerado por material sólido como madeira, papel e tecido.
  • Os extintores mais indicados são os à base de água ou espuma produzida mecanicamente.

Classe B – Líquidos Inflamáveis

  • Quando o fogo é gerado por líquidos inflamáveis como álcool, querosene, combustíveis e óleos. Os extintores mais indicados são aqueles com carga de pó químico ou gás carbônico.

Classe C- Equipamentos Elétricos

  • Quando o fogo é gerado por equipamentos elétricos como transformadores, fios e cabos. Os extintores mais indicados são os com carga de pó químico ou gás carbônico.

Cabe ressaltar que não deve se usar um extintor de incêndio com carga de água para apagar fogo Classe B, o que pode propagar o fogo, e o Classe C, devido aos riscos de curtos circuitos e choques elétricos.

Fonte: Inmetro